facebook
googlemais
twitter
imagem

Criando template com Fireworks - parte 1

Postado por :Jairo lima em 04/03/2014

Criando template com Fireworks - parte 1

Criando o wireframe no Fireworks


Uma das tarefas mais difíceis, e ao mesmo tempo divertidas (ao menos pra mim), é tirar da imaginação aquele layout que será o ideal para determinado tipo de cliente. Por mais que você tente agradar, ainda sim você terá de enfrentar o olhar crítico de seu cliente, e aquela observação que é de tirar o sono: "Não gostei, acho que vamos ter de mudar algumas coisas". Lá se foi aquele momento de inspiração e animação que você tanto cultivou e se empenhou.


Bom, mas é isso mesmo, não se pode agradar a gregos e troianos, se me permitem o trocadilho infame. O que temos de fazer é buscar o máximo de infromações que o cliente puder te dar, e estruturar seu layout o mais próximo possível de suas concepções.


Esse humilde tutorial tem por objetivo apenas dar uma idéia geral de como elaborar o layout simples e ao mesmo tempo prático para o uso de uma possível biblioteca pessoal. Para tanto, costumo usar o Fireworks no desenvolvimento de meus layouts. Alguns preferem usar o photoshop, que é uma ferramenta espetacular para esta tarefa, mas gosto da simplicidade e agilidade do bom e velho Fireworks.


Bom, chega de lenga-lenga e vamos ao trabalho. Vamos primeiro elaborar um rascunho breve do que vamos precisar usar em nosso layout. Os mais entendidos chamam de wireframe!


Segue nosso wireframe:


imagemWireframe


Neste wireframe foi definido onde cada elemento de nosso layout irá ficar. Esse esquema é muito simples e prático, sempre usando os espaçamentos (margens) o mais fiel possível ao documento final que será criado no HTML.


Ás vezes é importante explicar ao cliente que isto é apenas um roteiro, um pequeno exemplo de como irá ficar seu site e onde tudo irá ficar localizado. Como nosso wireframe é apenas um rascunho, nada muito atraente aos olhos de nosso exigente cliente, vamos então acrescentar o conteúdo propriamente dito. Voltemos ao Fireworks então!